Veja os Principais Fatos Históricos do Setor Logístico

Postado por Alexandre de Paula Mora

A história da logística vem desde a antiguidade, porém, teve sua importância dada com as guerras, principalmente por que eram longas e distantes. Por esse motivo havia a necessidade de descolamento de recursos. Desse modo, ocorriam o transporte de armamentos, tropas e carros de guerra pesados aos locais de combate, e assim era necessário planejamento e organização. 

No histórico logístico, primordialmente, era feita apenas com valores agregados à venda. Somente com o passar do tempo foi surgindo a logística de pós-venda, com o objetivo de fidelizar os clientes, uma vez que passaram a entender a necessidade de proporcionar benefícios entre o produto e o preço pago pelo cliente. 

Ademais, a partir dos 2000, quando a conscientização global se tornou cada vez mais importantes para as empresas, surgiu a logística reversa. Com operações diferentes da logística tradicional, o objetivo desta é recolher produtos e remover ativos da cadeia de suprimento e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente.

História da logística no Brasil

No Brasil, a logística deu-se por volta de 1960, com mercado que não era dinâmico e globalizado, além de haver pouca concorrência e dificuldade para manter o controle de estoque. O que já demonstrava que era primordial mudanças para que as atividades fossem feitas com mais assertividade. 

Sendo assim, foi na década de 1970 que a logística brasileira começou a ter novos ares, principalmente por conta das atividades automobilística que exigiam movimentação e armazenagem de peças. Foi também quando surgiu a Associação Brasileira de Administração de Materiais (Abam), a Associação Brasileira de Movimentação de Materiais (ABMM) e o Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais (Imam).

Em 1980 as atenções foram voltadas para o transporte e armazenagem. Exemplo disso, foi que a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), mas precisamente em 1984 criou o departamento de logística. Já em 1990, houve a inclusão de cálculos para estudos com administração, armazenagem, movimentação e distribuição de materiais. 

Logo, não demorou muito para que a internet crescesse a partir da tecnologia da informação (TI). E também pelos softwares como por exemplo, o Warehouse Management System (WMS), com intuito de controlar e otimizar a movimentação das mercadorias. 

A saber, o uso da tecnologia tem papel crucial na evolução histórica da logística no Brasil, isso porque trouxe resultados benéficos como a integração de departamentos. Além do mais, softwares como o Enterprise Resource Planning (ERP), roteirizadores e sistemas de rastreamento marcaram positivamente, e desde então proporcionam logística mais eficiente.

Evolução logística

Outro ponto importante da história logística trata-se da realização de planejamento durante as operações. Dado que as fases anteriores eram rígidas, e com a evolução houve uma melhoria significativa na comunicação, além de torná-las mais flexíveis, entre empresa, fornecedor e cliente.

Assim também, esta foi a fase dos dados eletrônicos, onde começaram a superar as informações manuais, nascia o sistema de códigos de barras e o controle de estoques. No Brasil, estava acontecendo a globalização e após o ano de 1980, os processos ficavam cada vez mais velozes, embora a internet ainda tivesse no início, as mudanças davam passos primordiais para uma revolução.  

Crescimento de mercado

A logística desde então veio crescendo e sempre surgindo novas possibilidades, como foi o caso dos produtos que ganharam novas cores, tamanhos e linhas de consumo. Além da indústria de alimentos que obteve importante destaque.

Todavia, com esses novos produtos, o setor passou a ter dificuldades em seus controles de estoques, visto que havia uma variedade de produtos e altos custos. Por isso, tornou-se necessário contar com novas possibilidades que ajudassem a controlar os estoques e diminuir os gastos. 

Dessa forma, uma das principais alternativas para solucionar esses problemas foi o transporte multimodal, que evoluiu rapidamente e conquistava cada vez mais espaço, pois substituiu os trabalhos manuais e demorados. 

 

Marketing no setor logístico 

O marketing no setor logístico se consolidou como atividade gerencial nos anos de 1970, o qual utilizou os 4Ps como principal estratégia, a fim de agregar valor ao produto.

Assim sendo, a praça ou distribuição é um dos pilares do marketing e quando bem definida torna-se um dos maiores aliados juntamente com a tecnologia. Por essa razão, que a partir disso a logística passou a ser dividida em quatro etapas:

Processamento de pedidos: onde ocorre o pedido feito pelo cliente e a forma de pagamento. Assim, com o surgimento das televendas e, alguns anos mais tarde, dos e-commerces, essa necessidade ficou cada vez mais evidente.

Armazenagem: em geral, os armazéns são necessários para abrigar a produção enquanto o varejo não solicita novos pedidos.

Estocagem: dos centros de distribuição, os produtos passam aos estoques das lojas e os pedidos são feitos em relação às vendas.

Transporte: os transportes são uma etapa imprescindível  e delicada da logística porque podem afetar diretamente o tempo de entrega, além das condições da carga e consequentemente o nível de satisfação dos clientes.

 

Compras pela internet

Há algum tempo um novo mercado surgiu e vem crescendo consideravelmente, o de vendas pela internet, principalmente pelo e-commerce. Com isso a logística também precisou se reinventar para seguir essa tendência.

Devido a isso, os supply chain management, também conhecido por gerenciamento da cadeia de suprimentos, foi visto como a melhor maneira estratégica com a intenção de manter o setor competitivo. Além disso, tem se firmado cada vez mais parcerias que facilitam este tipo de operação.

 

Logística no século XXI

Com a chegada do século XXI, a logística teve uma virada e o principal fator disso é relacionado a automação, visto que utiliza-se da inteligência artificial para interpretação de padrões e execução de diversas tarefas. Assim, é possível otimizar fluxos de movimentação de materiais e armazenagem. 

Neste contexto, atualmente as operações logísticas têm sido feitas por meio de programação e inteligência artificial, desde a contagem do estoque até o rastreamento das mercadorias.