Saiba mais Sobre o Transporte Direcionado ao E-commerce
Certamente, um dos segmentos de entregas de transporte de cargas que mais cresceu nos últimos tempos é o direcionado para e-commerce. Por isso, é importante garantir que os processos sejam feitos com maior qualidade, segurança e eficiência, a fim de atingir total sucesso das operações logísticas.
Assim sendo, a logística desenvolvida para setores como o e-commerce e o varejo, precisam gerar valor e garantir que o cliente e o consumidor final tenham uma boa experiência.
Neste sentido, é necessário criar ações e estratégias como por exemplo:
Priorizar prazos de entregas
Certamente um dos pontos mais importantes quando o assunto é transporte voltado para o e-commerce, trata-se dos prazos de entrega. Desta forma, é fundamental se comprometer com os prazos que forem estabelecidos, e principalmente ser realista quanto ao tempo de entrega. Isso porque, quando não se entrega o produto no prazo estipulado pode ocasionar até mesmo uma perda de credibilidade.
Por essa razão, em caso de possíveis adversidades recomenda-se explicar o motivo da entrega ter atrasado, isso antes mesmo do dia definido para entrega.
Usar sistemas tecnológicos
O uso de sistemas tecnológicos é crucial para qualquer tipo de transporte, ainda mais quando se refere ao e-commerce. Por isso, torna-se relevante que as frotas possuam o sistema de rastreamento de cargas em tempo real, a fim de que os clientes e principalmente os consumidores acompanhem o processo de entrega.
Ademais, a partir do rastreamento possibilita saber mais precisamente quando a encomenda irá chegar do destino. E ainda é uma importante forma de prevenção em relação a possíveis adversidades como roubos e furtos, já que esse sistema rastreia a carga e permite que a mesma seja localizada facilmente.
Outros sistemas são relacionados às rotas computadorizadas, o qual costumam ser úteis quando há necessidade de mudanças no trajeto de entrega. Já que a partir delas haverá outras opções disponíveis de percurso, tudo conforme o planejamento de rotas.
Assim também, o uso de ERP pode facilitar o controle das operações, sendo que ainda é uma ótima ferramenta para tomada de decisões.
Realizar Conferência das Cargas
Conferir as cargas é uma tarefa primordial com a intenção de tomar os devidos cuidados para prevenir possíveis acidentes e danos aos produtos. Em vista disso, as atividades como manuseio das embalagens e rastreio dos materiais são fatores considerados importantes quando se realiza a conferência de cargas.
Em geral, a conferência pode ser feita por pedidos e lotes, além de ser fundamental verificar se estão separados e embalados conforme as determinações de cada cliente. Outro fator de extrema importância trata-se de garantir que a quantidade de produtos recebida pela transportadora seja a mesma organizada no momento da entrega.
Dispor de vários tipos de Entregas
Como existem diversas cargas que normalmente possuem características peculiares, é relevante dispor de diferentes formas de entregas e com meios de transportes alternativos, pois desse modo estará qualificando os serviços.
Sendo assim, quando há diversas possibilidades da encomenda chegar até o consumidor final. Além de gerar mais valor e melhorar a experiência do cliente, assegura a oportunidade de escolher a entrega de acordo com o produto, o prazo e os custos, por exemplo.
Otimização da Logística Reversa
Em relação a logística reversa, é uma prática cada vez mais importante no setor logístico e ainda mais quando se trata dos serviços para o e-commerce.
Por essa razão, deve-se pensar que pela falta do contato físico e da impossibilidade de realizar testes antes da compra, é comum que alguns consumidores se arrependam da compra. Neste sentido, empresas contam com políticas de trocas e/ou devolução de produto, até porque ainda existe outro fator como a mercadoria chegar com defeito.
Logo, é interessante simplificar este processo a partir de entregas que serão realizadas próximas da troca de mercadoria. Assim aproveita-se a oportunidade de usar o mesmo transporte tanto para realizar entrega, como para buscar algum produto devolvido.
Tenha Parcerias
Na logística fazer parcerias é um fator considerado principalmente como alternativa que facilite as entregas. Desse modo, diversas etapas do processo podem ser terceirizadas, sendo então uma ótima opção na logística de distribuição do e-commerce.
Além do mais, com a parceria ou serviços terceirizados quando a localização de entrega for distante do centro de distribuição, será possível proporcionar maior agilidade nas etapas do processo de entrega.
Reveja as Estratégias
É sempre importante avaliar e rever como andam as estratégias, já que isso auxiliará na identificação de erros e acertos em cada etapa do processo logístico. Com isso, os custos serão minimizados, permitindo processos mais eficientes.
Portanto, o transporte direcionado ao e-commerce exige ações e estratégias, a fim de garantir que a logística seja realizada corretamente e que a encomenda chegue em perfeitas condições.