ARS Explica: Embalagem como Diferencial Competitivo na Logística

Postado por Alexandre de Paula Mora

Quando o assunto são os processos logísticos, é preciso sempre buscar por métodos que aumentem sua eficiência e ainda tragam diferencial competitivo. Deste modo, dentre esses processos estão às embalagens, fator primordial tanto para proteger as mercadorias, como também para criar uma boa experiência ao cliente.

Por essa razão, as embalagens não têm sido criadas apenas com a intenção de assegurar que o produto chegue aos clientes sem avarias. Mas também que chame sua atenção de alguma maneira para a marca, e assim buscar atraí-los e fidelizá-los.

Posto isso, a seguir explicaremos melhor sobre como as embalagens podem ser um diferencial competitivo no setor logístico. Confira e fique por dentro!

Embalagem que otimizam o transporte e o armazenamento

Primeiramente, é crucial que as embalagens otimizem o transporte e o armazenamento, isso porque o seu formato deve ser adequado de acordo com o processo de armazenagem, manuseio e controle de estoque. Além do mais, deve-se pensar ainda na movimentação e distribuição da carga, pois assim facilita cada uma dessas etapas.

Para garantir que a carga seja protegida e seu processo seja um diferencial, é preciso dispor de ótimas embalagens e que sejam de fácil manuseio, visto que desse jeito otimiza toda operação.

Praticidade

Embalagens práticas podem se tornar o diferencial que a sua transportadora necessita. É importante lembrar que a partir da praticidade e com embalagens de fácil manuseio facilita tanto durante o processo, como para o consumidor final. Assim também, lembre-se que determinadas embalagens podem ser reaproveitadas pelos consumidores, por isso a flexibilidade é uma questão que deve ser levado em conta.

Sendo assim, a diversidade de materiais é algo bem interessante, entretanto, desde que atenda as especificações de proteção exigidas para cada mercadoria e não prejudique sua movimentação.

Custo-benefício

Em qualquer operação do setor logístico, o custo-benefício é aspecto fundamental em relação às vantagens que normalmente são oferecidas, mas, além disso, também serve como diferencial competitivo.

Devido a isso, o processo de embalamento dos produtos resulta em investimentos consideráveis, porém, com estratégias assertivas pode vim a ocorrer redução de custos neste processo. Com isso, é recomendado pesquisar por embalagens de boa qualidade, para que não tenha necessidade de trocá-las ou até mesmo de estragar os produtos.

Qualidade Certificada

Certamente, o aspecto que neste processo conta bastante é sobre a qualidade das embalagens, ainda mais quando segue certos padrões e normas e por consequência obtém certificação.

Em vista disso, o cumprimento de alguns pilares torna-se um diferencial imprescindível, pois em geral essas embalagens garantem mais segurança, demonstra maior cuidado, como resultado reforça aos clientes os conceitos de valores e posicionamento da marca.

Criatividade e Exclusividade

Outro ponto interessante trata-se do uso de embalagens criativas e exclusivas, é um diferencial para quem deseja passar originalidade. Já que utilizará materiais diferenciados, tipografia e cor que representem a marca, ou seja, ótima estratégia de marketing.

Além do mais, com embalagens mais atraentes, torna-se um importante e poderoso instrumento de persuasão e atração. Sendo ainda, mais uma forma de agregar valor e posicionar a marca.

Portanto, as embalagens no setor logístico são materiais que vão além da proteção as mercadorias. Mas também, é a maneira de colocar a marca da empresa em evidência, otimizar o processo, gerar boas experiências e assim ser mais um importante diferencial competitivo nos negócios.